Sobre as eleições locais em Hong Kong

Após meses de protestos e de luta nas ruas de Hong Kong, as eleições locais deste domingo revestiram-se de um significado especial. Com uma participação recorde, os candidatos que apoiam os manifestantes foram vencedores incontestáveis, com cerca de 90% dos votos. De relembrar que as manifestações dos últimos meses tiveram como mote a recusa da lei de extradição dos detidos de Hong Kong para a China bem como o desejo de garantir o princípio
de “um país, dois sistemas” consagrado nos acordos assinados entre a China e o Reino Unido e que é vigente até 2047.
Nesse sentido, uma das principais reivindicações é a de introduzir o sufrágio universal na escolha do chefe de governo e da Assembleia Legislativa, uma vez que este é atualmente escolhido por um colégio eleitoral, sendo que apenas alguns dos assentos da Assembleia Legislativa são votados.
O LIVRE acompanhará o evoluir da situação política em Hong Kong e espera que esta eleição, pelo seu simbolismo, sirva para reforçar a democracia e a defesa dos direitos humanos na cidade de Hong Kong.