Incêndios, um probelma recorrente no interior

Incêndios, um probelma recorrente no interior

O LIVRE Trás-os-Montes solidariza-se com as vítimas dos incêndios que assolam a região, aproveitando para felicitar o excelente trabalho realizado pelos corpos de bombeiros, sapadores florestais e Guarda Nacional Republicana e das Camaras Municipais. Contudo a área queimada em 2025 é já 17 vezes maior em relação a área queimada em 2024. Por isso, não queremos deixar de mostrar a nossa indignação pela gestão realizada pelo atual governo do país, que se revelou extremamente deficiente em relação a este problema que assola Portugal todos os anos.

O governo não solicitou a ajuda comunitária no seu devido tempo e optou por utilizar médios próprios que se revelaram absolutamente insuficientes desde o princípio desta campanha. Mais uma vez, a centralidade e o esquecimento e desprezo do interior deixaram as populações dos distritos de Bragança e Vila Real entregues a si próprias.

Para além do combate aos incêndios florestais no terreno, também é importante apostar na sua prevenção. Há várias soluções de médio e longo prazo que devem ser adotadas o mais rapidamente possível para que possamos vir a beneficiar delas o quanto antes. Como por exemplo a aposta em árvores autóctones, que para além de preservarem os nossos ecossistemas também são mais resistentes a incêndios florestais. É fundamental também assegurar a fixação de população nas zonas rurais, só assim podemos garantir que as nossas florestas não continuam abandonadas, e para isso acontecer são necessárias medidas de coesão territorial.

O LIVRE Trás-os-Montes irá continuar a apresentar propostas para que os incêndios florestais não sejam um drama na região e no país ano após ano.

Skip to content