O país acordou hoje com as imagens devastadoras dos incêndios que assolam o distrito de Aveiro, nos concelhos de Ílhavo, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis. Mas para as populações são já longas horas de uma noite passada em sobressalto perante as chamas que ameaçam a população, e os seus bens.
Depois de termos estado reunidos em Ílhavo e Aveiro este fim-de-semana, para o encontro anual dos Setembristas, a alegria é agora substituída pela preocupação perante tamanha devastação. O LIVRE Aveiro permanece ao lado das populações neste momento de aflição e reitera a importância de estarmos unidos neste combate desigual, com forças naturais muitas vezes indomáveis.
O LIVRE Aveiro está solidário com os esforços das autoridades de Proteção Civil e Bombeiros e demais forças de segurança. E redobramos o apelo para que as pessoas evitem expor-se ao perigo, na medida em que tal é possível, e que sigam as recomendações das autoridades.
Este é o momento de centrar a atenção no combate ao incêndio e na proteção das pessoas, habitações, e animais. O anúncio de condições adversas e alerta emitido pelo IPMA para os dias 15, 16 e 17 de setembro, devido ao vento forte e temperaturas elevadas, revelou-se demasiado certeiro pelo que, um pouco por todo o país, essa deve ser uma preocupação de todos no sentido de evitar comportamentos de risco e prevenir novas ocorrências.
Finalmente, replicamos o apelo à redução do consumo e desperdício de água na região, uma vez que as circunstâncias podem obrigar ao corte do abastecimento da Central de Abastecimento do Carvoeiro, pondo em causa o combate e o acesso generalizado a este recurso essencial.