LIVRE congratula-se com vitória da esquerda verde em Zagreb

Os resultados das eleições em Zagreb, na Croácia, dão uma vitória expressiva à esquerda verde progressista. O partido de esquerda, Možemo!, obtém maioria na Assembleia da cidade, e o candidato Tomislav Tomašević ficou à frente na primeira volta na corrida ao cargo de presidente.

As eleições locais para a cidade de Zagreb foram marcadas pelos temas das finanças locais, o aparelho burocrático local que imobiliza a resposta social aos cidadãos, e o combate à corrupção e nepotismo que proliferaram durante o executivo anterior. A vitória da esquerda verde é um sinal da alternativa cosmopolita e progressista para os problemas sociais e ambientais com que nos deparamos, sejam eles à escala internacional ou local.

Nas eleições parlamentares croatas de 2020, a grande surpresa foi a plataforma Esquerda Verde, que juntou o progressista Možemo!, o ecologista ORaH, e outros pequenos partidos de esquerda. O surpreendente resultado de 7% dos votos, e 7 representantes no parlamento croata possibilitou a entrada de parlamentares progressistas e ecologistas.

Este movimento tem as suas raízes nas eleições locais de Zagreb de 2017, nas quais a coligação de pequenos partidos convergiu, e nas quais obteve um excelente resultado, e que agora é ampliado.

A clara rejeição do conformismo com soluções liberais ou centristas são assinaláveis, e o voto expressivo no candidato progressista e na força da esquerda verde, reafirma a vontade de mudança e o desejo por soluções mais progressistas, seja na Croácia ou na Europa.

O LIVRE saúda o resultado dos progressistas croatas do Možemo!, e congratula-se com o sinal claro enviado por Zagreb de que a luta pela justiça social e ambiental, e o combate ao corporativismo burocrata e à corrupção são prioritários.