Nota de pesar do LIVRE pelo falecimento de Freitas do Amaral

Nota de pesar pelo falecimento do Professor Diogo Freitas do Amaral

O LIVRE lamenta o falecimento do Professor Diogo Freitas do Amaral e vem por este meio comunicar as mais sinceras condolências à família e aos amigos.

Reconhecendo o contributo que deu para a consolidação da democracia em Portugal, enquanto fundador de um partido, governante e candidato presidencial, o LIVRE destaca a importância que teve para Portugal o desempenho de Diogo Freitas do Amaral enquanto Presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, elevando ao mais alto nível a presença de portugueses em cargos de elevada responsabilidade internacional.

O LIVRE reconhece também os importantes contributos de Diogo Freitas do Amaral enquanto autor, académico e pedagogo na área do Direito, em Portugal, recordando, a esse respeito, a forma como presidiu à instalação da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Particularmente digno de nota, para o LIVRE, foi todo o esforço diplomático conducente à adesão de Portugal à União Europeia, empreendido por Diogo Freitas do Amaral, bem como a sempre inabalável defesa do projecto Europeu, no quadro de um internacionalismo que reflecte as preocupações de todos os que acreditam na necessidade de ter as nações unidas em torno de objectivos comuns, para o bem de toda a humanidade.