O LIVRE congratula a oposição democrática polaca, constituída pela coligação Koalicja Obywatelska (onde está integrado o Partia Zieloni, partido da família verde europeia da qual o LIVRE faz parte), a coligação Trzecia Droga e o Lewica, por conseguirem a maioria dos assentos no parlamento polaco, e assim derrotar a coligação governamental liderada pelo nacionalista PiS.
O governo liderado pelo PiS tem protagonizado permanentes ataques à independência do poder judicial, às pessoas LGBTQIA+, às mulheres e aos imigrantes. Os últimos oito anos foram marcados por um crescente atropelo dos Direitos Humanos, do Estado de direito e pelo constante ataque às liberdades dos cidadãos polacos.
Os resultados destas eleições abrem a porta a uma nova relação da Polónia com a União Europeia, com a oportunidade de traçar um rumo progressista, pró-europeu e pautado pela defesa dos Direitos Humanos.
Este resultado é também uma aprendizagem para todas as forças democráticas de Portugal e do resto da Europa: é necessário contrapor uma mobilização em torno da defesa da democracia, da solidariedade e de um projeto europeu de futuro quando confrontados com o ódio. É preciso falar do futuro, e trazer propostas de futuro. É possível derrotar a extrema-direita.