Relatório do Dia Seguinte #27: Continuamos a trabalhar

Este é o Relatório do dia Seguinte #27

Nas últimas semanas a newsletter ficou em “modo pausa” para nos podermos dedicar à campanha do LIVRE às eleições europeias. Agora, voltamos a envia-la com regularidade, com uma imagem nova e com um design novo.

Este “Relatório do Dia Seguinte” é a newsletter com toda a informação sobre o trabalho dos Deputados Municipais do LIVRE em Lisboa.

Nas eleições europeias Ousámos o Optimismo e a cidade de Lisboa respondeu à chamada! O LIVRE conseguiu aqui os seus melhores resultados.

Conquistámos 4,45% e 9.789 votos a nível municipal, com destaque para as freguesias de Arroios (7,23%), Santo António (6,52%), Misericórdia (6,51%) São Vicente (5,77%), Areeiro (5,57%), Avenidas Novas (5,38%) e Estrela (5,12%).

Agora, vamos continuar a trabalhar para melhorar ainda mais estes resultados!


Esta semana na Assembleia Municipal de 4 de junho falámos da qualidade do ar, assinalando o Dia Mundial do Ambiente  que se assinalou ontem, dia 5 de junho.

“A questão da qualidade do ar, pelo seu impacto tão real e direto na vida das pessoas, é um tema para o qual cada vez mais cidadãos estão despertos e preocupados e que deverá estar, cada vez mais, no topo das nossas prioridades e das prioridades da cidade de Lisboa.”

Paulo Muacho
4 de junho de 2019

 


O problema

Anualmente morrem em todo o mundo 1,3 milhões de pessoas devido à poluição do ar em meio urbano. Em Portugal são 15 mil (dados de 2015).

 

A proposta

Nesta declaração política quisemos chamar a atenção para a importância deste tema. Em janeiro propusemos várias medidas para melhorar a qualidade do ar, como a extensão das ZER (Zonas de emissões reduzidas) e o encerramento do eixo Av. da Liberdade / Baixa ao trânsito.

Mas, para além da poluição causada pelos automóveis, existem outros focos de preocupação, nomeadamente o Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia e o próprio Aeroporto Humberto Delgado.

Em 2010 a APA estimou que a degradação da qualidade do ar causada pelas atividades do aeroporto afetaria mais de 150 mil pessoas, número certamente superior face ao aumento da intensidade do tráfego no aeroporto.

Vê aqui a intervenção do Deputado Municipal Paulo Muacho sobre este tema.

 

Vê na tabela como votámos as várias propostas em discussão.

 

Mais informações sobre esta sessão


 

Ontem, 5 de junho a Assembleia Municipal voltou a reunir em sessão extraordinária, desta feita para um debate temático sobre “Combate à Pobreza e Estratégia de Redução da População em Situação de sem-abrigo“.

Um debate importante e necessário na cidade de Lisboa, face ao número de pessoas que estão em situação de sem-abrigo.

Neste debate pudemos ouvir vários especialistas na matéria, sendo agora elaborado um relatório com as conclusões do debate e várias recomendações à Câmara Municipal.

 


Subscreve o Relatório do Dia Seguinte, a newsletter sobre o nosso trabalho na Assembleia Municipal de Lisboa

* indicates required

O LIVRE depende exclusivamente dos donativos de apoiantes individuais.

Apoia-nos com o teu contributo:

CONTRIBUIR