LIVRE nos EUA com Bernie Sanders, Fernando Haddad e Yanis Varoufakis: rumo a uma internacional progressista

LIVRE nos EUA com Bernie Sanders, Fernando Haddad e Yanis Varoufakis: rumo a uma internacional progressista

LIVRE está hoje, amanhã e domingo nos Estados Unidos da América com Bernie SandersFernando Haddad Yanis Varoufakis para participar numa série de encontros, mesas-redondas e reuniões rumo a uma internacional progressista.

Rui Tavares e Eduardo Viana, membro do Grupo de Contacto, participam hoje no The Sanders Institute Gathering, em Burlington, no estado de Vermont, juntamente com Haddad e Varoufakis, onde estarão também Bill deBlasio, mayor de Nova Iorque, Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona, e Naomi Klein, reconhecida autora sobre alterações climáticas, entre outros.

A agenda do fim-de-semana inclui ainda uma mesa-redonda entre Rui TavaresFernando Haddad e Yanis Varoufakis num evento no People’s Forum, em Nova Iorque.

Bernie Sanders escreveu em setembro passado no jornal britânico The Guardian que, “para combater eficazmente a ascensão do eixo autoritário internacional, precisamos de um movimento internacional progressista que mobilize uma visão de prosperidade partilhada, segurança e dignidade para todos os cidadãos, e que se centre na enorme desigualdade global que existe, não apenas em riqueza mas em poder político”.

Yanis Varoufakis respondeu que “a nossa Internacional Progressista deve liderar com uma visão da prosperidade verde partilhada que o ser humano é capaz de ter – desde que a democracia a permita”.

O LIVRE é membro fundador da Primavera Europeia e está profundamente empenhado na criação desta Internacional Progressista para a qual os encontros de Vermont e de Nova Iorque serão fundamentais. “Desde a fundação do LIVRE que somos em Portugal a voz da democratização da União Europeia e da luta por uma globalização justa e ambientalmente responsável, única estratégia possível para propor uma alternativa ao neoliberalismo e derrotar a ascensão dos nacionalismos e da extrema-direita”, disse Rui Tavares.