Voto de Pesar
Shireen Abu Akleh
Shireen Abu Akleh, jornalista palestiniana e norte-americana, foi assassinada no dia 11 de maio de 2022 na cidade de Jenin, na Cisjordânia ocupada, junto ao campo de refugiados. O tiro na cabeça foi-lhe fatal, apesar de estar a usar um capacete e de ter um colete que a identificava como jornalista. O jornalista Ali Samodi foi também baleado, tendo sobrevivido aos ferimentos.
Shireen Abu Akleh nasceu a 3 de janeiro de 1971, em Jerusalém. Viveu na Palestina, nos Estados Unidos da América e na Jordânia, onde se formou como jornalista. Trabalhou mais de 25 anos na Al Jazeera e era uma das mais influentes repórteres na cobertura da ocupação israelita na Palestina.
Em comunicado, a Al-Jazeera acusou Israel “Num trágico assassínio premeditado que viola as leis e as normas internacionais, as forças de ocupação israelitas mataram, a sangue frio, a nossa jornalista”, responsabilizando o governo israelita.
O assassinato de Shireen Abu Akleh foi condenado, de forma unânime, pelo Conselho de Segurança da ONU, que exigiu uma investigação imediata, transparente e imparcial.
Também o funeral de Shireen Abu Akleh representou mais uma forma de repressão e violência, com um ataque das forças israelitas sobre a multidão que acompanhava o caixão. As imagens, chocantes, correram o mundo e mereceram a condenação geral, levando à abertura de uma investigação pela polícia israelita.
O ataque a jornalistas configura um crime de guerra. Segundo o Ministério da Informação palestiniano, desde 2000, foram mortos pelo exército israelita pelo menos 45 jornalistas palestinianos. Estes crimes de guerra sedimentam a violência de Israel sobre a Palestina, a ocupação ilegal de Jerusalém Oriental e a Cisjordânia, as políticas de despejos e ocupação israelitas.
Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida na sua sessão plenária de 17 de maio de 2022:
- Expressa o seu mais profundo pesar pela morte de Shireen Abu Akleh, guardando um minuto de silêncio;
- Condena veementemente o assassinato de Shireen Abu Akleh, jornalista em exercício das suas funções.