Lisboa: Voto de Pesar pelas vítimas do incêndio no prédio na Rua do Terreirinho, Bairro da Mouraria

Lisboa: Voto de Pesar pelas vítimas do incêndio no prédio na Rua do Terreirinho, Bairro da Mouraria

O Vereador do LIVRE Rui Tavares apresentou na Câmara Municipal de Lisboa um Voto de Pesar pelas vítimas do incêndio no prédio na Rua do Terreirinho no Bairro da Mouraria, aprovado na reunião de dia 15 de fevereiro de 2023:

VOTO DE PESAR  

 Pelas vítimas do incêndio no prédio na Rua do Terreirinho, Bairro da Mouraria


Na noite de sábado, dia 4 de fevereiro, ocorreu um incêndio num prédio residencial na Rua do Terreirinho, no bairro da Mouraria, em Lisboa.
O fogo ardeu cerca de quarenta minutos e provocou duas vítimas mortais, um homem de 30 anos e um jovem de 14 anos, ambos de nacionalidade indiana, para além de catorze feridos, entre os quais quatro crianças, que necessitaram de assistência hospitalar. Os feridos receberam todos alta no dia seguinte, encontrando-se alguns em situação de desalojamento devido a falta de condições de habitabilidade do prédio que ardeu.  

O prédio localiza-se na zona da Mouraria e o incêndio teve início no rés-de-chão onde se veio a descobrir que habitavam 22 pessoas, todas de origem asiática, em condições indignas.  

Lamentando a perda de vidas humanas, esta situação deve resultar num maior esforço do município de Lisboa no acolhimento de imigrantes em situação de vulnerabilidade social e nas respostas às suas necessidades imediatas de habitação.  

Muitos destes imigrantes deixaram os seus países de origem em busca de condições melhores e desempenham funções que têm permitido impulsionar a economia da cidade, sujeitando-se a profissões com pouca proteção laboral, sem vínculos laborais e horários desregulados. Lisboa também tem a responsabilidade de acolher e integrar estas pessoas e conferir-lhes uma vida digna, para que situações degradantes de sobrelotação nunca mais se repitam. 

Assim, a Câmara Municipal de Lisboa, reunida no dia 15 de fevereiro de 2023, delibera: 

Manifestar o seu mais profundo pesar pelas vítimas do incêndio na rua o Terreirinho, n.º 55, em Lisboa. 

O VEREADOR 

Rui Tavares