No dia 22 de dezembro de 2021, o LIVRE apresentou a Moção pela devolução da Avenida de Ceuta às pessoas, no contexto da proposta da Vereadora Filipa Roseta para ratificar a decisão de contratar empreitada para a “REPARAÇÃO URGENTE DE ROTURA NO CANEIRO DE ALCÂNTARA (TROÇO JUNTO À ETAR DE ALCÂNTARA)”.
Por conta desta obra de emergência e aproveitando a interrupção de trânsito que se verifica nas 3 faixas de um dos sentidos desta avenida com perfil de auto-estrada, o LIVRE apresentou uma proposta mais ambiciosa para o reperfilamento desta avenida do que o que estava previsto no Projeto do Corredor Verde de Alcântara – Unidade Avenida de Ceuta apresentado no mandato anterior, propondo que a nova Avenida de Ceuta seja mais urbana, mais humana e mais ecológica.
Para isso, o LIVRE propõe:
- Não regressar ao perfil rodoviário de auto-estrada existente anteriormente, criando um corredor segregado e dedicado ao transporte público, bem como duas ciclovias unidirecionais de forma a promover um maior usufruto público do regresso da água ao separador central da avenida.
- Criar mais passagens de peões acessíveis e passeios com condições de acessibilidade pedonal em ambos os lados da Avenida
A moção apresentada pelo LIVRE foi aprovada por unanimidade na reunião pública da Câmara.