LIVRE condena assassinato homofóbico em Espanha

LIVRE condena assassinato homofóbico em Espanha

O ataque homofóbico do passado dia 3 de Julho em Espanha, que resultou na morte de Samuel Luiz Muñiz, choca a Europa e mostra, mais uma vez, que os direitos das pessoas LGBTQI+ na Europa ainda não são assegurados.

Várias pessoas saíram à rua para protestar o assassinato de Samuel, reforçando que o mesmo teve motivações homofóbicas. Também em Portugal já são organizadas vigílias de repúdio a atos de violência contra pessoas LGBTQI+.

Ataques e assassinatos de motivação homofóbica e transfóbica já não são novidade nos tempos que correm e isso deve ser avaliado e condenado pela União Europeia e Conselho Europeu. 

A União Europeia deve garantir direitos e liberdades a todas as pessoas e fazer com que esses direitos sejam aplicados em todos os seus estados-membro. O LIVRE luta por uma União Europeia mais inclusiva e empenhada na defesa dos direitos humanos.

O LIVRE reforça, mais uma vez, a necessidade de respeitar os direitos previstos no artigo 2º do Tratado da União Europeia: “valores do respeito pela dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade, do Estado de direito e do respeito pelos direitos do Homem, incluindo os direitos das pessoas pertencentes a minorias”.