LIVRE expressa pesar pela morte de Ribeiro Telles

Ribeiro Telles partiu mas o seu pensamento ecologista perdurará.

Morreu hoje Gonçalo Ribeiro Telles, o pai da ecologia política Portuguesa.

Arquitecto paisagista de formação, Ribeiro Telles foi Subsecretário de Estado do Ambiente no I, II e III Governos Provisórios. Foi Ministro do Estado e da Qualidade de Vida do VII Governo Constitucional e eleito deputado nas eleições legislativas de 1979, 1980 e 1983.

Figura pioneira do movimento ecologista em Portugal, Ribeiro Telles foi fundador do Partido Popular Monárquico em 1974 e do Movimento Partido da Terra em 1993, lutando sempre por trazer as questões ambientais e ecológicas para a linha da frente do debate político.

O LIVRE recorda a importância que a criação da Reserva Ecológica Nacional (REN) e da Reserva Agrícola Nacional (RAN) tiveram para a modernização do ordenamento do território, em Portugal, lamentando a forma como estes importantes instrumentos foram sendo desconstruídos em governos posteriores.

No nº1 do artigo 66º da Constituição, que Ribeiro Telles ajudou a escrever com Fernando Santos Pessoa e outras figuras, lê-se que “Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender”. Ribeiro Telles partiu mas o seu pensamento, bem ilustrado neste artigo da Constituição, perdurará, e a sua luta por um meio ambiente mais sustentável e equilibrado deixa inúmeros herdeiros em Portugal.

O LIVRE expressa as suas sentidas condolências à família, amigos e companheiros de lutas e causas de Gonçalo Ribeiro Telles.

“A paisagem começa na nossa mão”
Gonçalo Ribeiro Telles
1922 – 2020