LIVRE repudia extrema-direita e racismo velado do CDS

As reiteradas declarações racistas e xenófobas do deputado único do CHEGA, que recentemente tiveram como alvo a deputada Joacine Katar Moreira, merecem o total e inequívoco repúdio do LIVRE. O uso de linguagem depreciativa e difamatória perpetua estigmas racistas e xenófobos na sociedade portuguesa. A imitação deste comportamento, feita pelo líder do CDS-PP, na forma de um conjunto de declarações pueris, é sobretudo lamentável, revelando a tentativa de colagem de um partido histórico do centro-direita nacional a uma mensagem populista, baseada na troça e na difamação alheia.

Os representantes políticos com responsabilidades públicas não podem utilizar manifestações discriminatórias num Estado de direito democrático assente no pluralismo de expressão, no respeito e garantia de liberdades fundamentais. 

O LIVRE manifesta o total e inequívoco repúdio pela reiterada retórica racista e xenófoba, que atenta contra milhares de cidadãos em Portugal. O LIVRE está e estará na linha da frente pela defesa dos Direitos Humanos, abertamente feminista, antirracista e antifascista.