Lisboa: 25 de Abril: Celebrar abril, cumprindo abril

O LIVRE apresentou este Voto de Saudação ao 25 de abril na Assembleia Municipal de Lisboa no dia 27 de abril de 2023.

Voto de Saudação

Voto de Saudação   

25 de Abril: Celebrar abril, cumprindo abril 

 

Estamos a um ano de comemorar 50 anos do 25 de abril. A revolução dos cravos fundada na ideia de liberdade. A melhor forma de homenagearmos abril e todas as pessoas que fizerem abril é continuarmos e aprofundarmos esta ideia de liberdade. 

Os 3D – Democratizar, Desenvolver, Descolonizar continuam atuais e devem nortear este aprofundamento de liberdade que nos devemos e que devemos a quem virá depois de nós – para que Portugal e cada um dos seus lugares seja melhor para todas e cada uma das pessoas que aqui vivem e que aqui irão viver. 

Aprofundar a liberdade em Lisboa deve ser uma missão dos seus cidadãos e dos seus órgãos autárquicos – e para isso, Lisboa precisa de estar à altura dos seus 3D. 

Democratizar Lisboa 

Garantir que as pessoas tenham voz e participem ativamente nas decisões do seu bairro, da sua freguesia e da cidade. Abrir a cidade, as ruas, as escolas à participação ativa das suas crianças, que devem ter voz ativa nos espaços e nas decisões que lhes dizem respeito. Garantir as condições para a aproximação de pessoas e comunidades que se têm visto arrendadas da política e dos órgãos de decisão, para que os órgãos autárquicos em Lisboa sejam cada vez mais diversos e representativos da cidade de Lisboa. 

Descolonizar Lisboa 

O 25 de abril de 1974 pôs fim à ditadura e trouxe a independência das ex-colónias, mas a memória colonial continua viva na cidade e nas estruturas de poder. Para um futuro mais harmonioso e mais justo, é essencial o olhar franco para o passado colonial português e para a influência que ainda hoje tem na vida de tantas pessoas. Quem escolhemos homenagear, a forma como lembramos o passado ou as palavras que usamos dizem muito sobre quem hoje somos. 

Lisboa, como cidade cosmopolita e aberta, tem de se afirmar como cidade antidiscriminação e antirracista, assumindo o seu passado, contando toda a sua história, e sabendo encontrar o seu lugar no mundo de hoje. 

Desenvolver Lisboa 

Uma transição para um modelo de desenvolvimento ecológico e sustentável e assente na economia do conhecimento e da descarbonização passa necessariamente pelas cidades – e, claro, por Lisboa. 

Uma cidade que apoia as suas pessoas, o seu comércio, as suas empresas é aquela que percebe a importância de garantir as condições para que se mantenham e floresçam na cidade – construir políticas de habitação, de educação, de mobilidade, de espaço público, de redistribuição e de preservação. 

Lisboa tem este desafio e esta responsabilidade – assegurar a transição para uma cidade mais justa e aberta, apostada em garantir os direitos cívicos e políticos e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que aqui habitam e aqui habitarão. 

Os 3D são assim essenciais para Lisboa – e Portugal – aprofundar a nossa liberdade e, claro, a nossa felicidade. Não há liberdade sem comunidade. Democratizar, Descolonizar e Desenvolver são pilares para esta construção de comunidade, essencial para assegurar laços de vizinhança que sendo reforçados criam uma rede de segurança que torna a cidade melhor – mais entreajuda, maior resiliência, menos solidão, menos desigualdade. 

Para que Lisboa seja um lugar de liberdade para todas as pessoas, celebramos abril cumprindo abril. 

 

Assim, o LIVRE vem propor à Assembleia Municipal de Lisboa que delibere: 

  1. Prestar homenagem a todas as pessoas que lutaram contra o fascismo e o colonialismo em defesa dos valores do 25 de abril de 1974; 
  2. Prestar homenagem a todas as pessoas que resistem e lutam contra o imperialismo, o fascismo, o colonialismo e o totalitarismo; 
  3. Prestar homenagem a todas as pessoas que alertam e lutam pelo equilíbrio ecológico do planeta; 
  4. Prestar homenagem a todas as pessoas, coletividades, associações, organizações e entidades que todos os dias trabalham e aprofundam os laços de comunidade em Lisboa, aprofundando também a democracia local e tornando Lisboa uma cidade melhor para viver. 
  5. Enviar o presente voto à Presidência da República, à Presidência da Assembleia da República, Grupos Parlamentares e Deputados Únicos Representantes de Partidos.