Lisboa: Voto de Saudação à atribuição do Prémio Arco-Íris às Bibliotecas Municipais

Lisboa: Voto de Saudação à atribuição do Prémio Arco-Íris às Bibliotecas Municipais

A Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa (Rede BLX) recebeu, no dia 16 de fevereiro de 2023, um Prémio Arco-Íris 2021-2022 atribuído pela Associação ILGA Portugal.

O LIVRE apresentou um voto de saudação na Câmara Municipal de Lisboa no dia 22 de fevereiro, aprovado por unanimidade, e na Assembleia Municipal de Lisboa. O papel das bibliotecas na cidade de Lisboa é essencial e é de saudar o reconhecimento como sendo espaços de inclusão e de acolhimento.

No passado dia 16 de fevereiro realizou-se a cerimónia de atribuição do Prémio Arco-Íris 2021-2022. Nesta edição foram premiadas as Bibliotecas de Lisboa. A distinção é uma iniciativa da Associação ILGA Portugal e visa premiar o trabalho da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa (Rede BLX) no apoio à inclusão das pessoas LGBTI+.

No conjunto do trabalho desenvolvido pela Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa como espaços de acesso ao conhecimento e à cultura, a ILGA destaca especialmente a tradução para português do manual Aberta a todas as pessoas: servir a comunidade LGBTI na sua biblioteca. Mas a aposta da Rede BLX na promoção da igualdade de género e na visibilidade das pessoas LGBTI+ tem sido feita através de várias outras iniciativas que a ILGA destaca também, como a formação das equipas, ações de reflexão interna e a realização de atividades em prol da igualdade e da inclusão.

O lema das BLX é “As pessoas fazem a biblioteca”. A atribuição do prémio à Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa vem fazer jus ao trabalho que tem sido desenvolvido na promoção das bibliotecas como espaços inclusivos e de acolhimento, essenciais para a construção de comunidade na cidade de Lisboa.

Todos os anos, os Prémios Arco-Íris visam reconhecer instituições e personalidades que se distinguiram na luta contra a discriminação em função da orientação sexual, identidade/expressão de género e características sexuais, contribuindo assim para a afirmação dos direitos das pessoas LGBTI+.

A ILGA Portugal é a maior e mais antiga associação que luta pela igualdade e contra a discriminação das pessoas LGBTI+ e das suas famílias em Portugal, procurando promover a cidadania, os direitos humanos e a igualdade de género.

Isabel Mendes Lopes e Rui Tavares com Ana Aresta e Joana Cadete Pires, Presidente e Vice-Presidente da ILGA (créditos: ©ILGA Portugal / Pierre Mollier)