Relatório do Dia Seguinte #29: Ação ambiental, Aeroporto e Estado da Cidade

Este é o Relatório do dia Seguinte #29

Este é mais um Relatório do Dia Seguinte, a newsletter dos deputados municipais do LIVRE em Lisboa na qual falamos sobre o nosso trabalho na Assembleia Municipal de Lisboa.

Nesta edição vamos fazer um resumo do que se passou na AML em Setembro e Outubro mas também queremos falar de uma coisa muito importante que se passou fora da Assembleia Municipal de Lisboa: o LIVRE obteve representação parlamentar!

O LIVRE teve dos seus melhores resultados na cidade de Lisboa, o que nos deixa muito satisfeitos. Em toda a cidade conseguimos resultados acima da média nacional e em várias freguesias resultados acima dos 4%!

Não podemos pois deixar de dar as boas-vindas às fileiras dos eleitos e eleitas pelo LIVRE à nossa deputada Joacine Katar Moreira! Ainda para mais quando se trata de uma eleição histórica!

Esperamos trabalhar em conjunto no futuro para avançar os valores do LIVRE de maior Igualdade, de Justiça Social e de Justiça Ambiental.

 

 

Nas últimas reuniões da Assembleia Municipal de Lisboa falámos sobre:

🌲 Ação ambiental

🥤 Regulamentação do uso de copos de plástico

👩🏻‍🏫 Papel do Município na Escola Pública

🏡 Habitação

🚲 Mobilidade na cidade

🛩️ O novo Aeroporto do Montijo e a expansão do Aeroporto Humberto Delgado


Na reunião de 10 de Setembro participámos no debate sobre as várias propostas apresentadas na AML nessa sessão, elogiando a saudação ao 40º aniversário do Serviço Nacional de Saúde. Reforçámos também a necessidade de acção local no combate às alterações climáticas mesmo quando este requer também uma resposta global e enquadrámos neste combate a necessidade de recorrer também a mecanismos de mercado porque a realidade em que vivemos inclui estes mecanismos e a humanidade tem de usar todas as armas de que dispõe para fazer frente à emergência climática.


 

Na sessão de 8 de Outubro participámos também no debate sobre as propostas apresentadas na AML nessa sessão. Congratulámo-nos pela moção apresentada por uma maior regulamentação do uso de copos de plástico na cidade que foi ao encontro da primeira moção por nós apresentada neste mandato. Acompanhámos também a moção que pedia o início da revisão da Carta Educativa da Cidade de Lisboa e o aumento de assistentes operacionais nas escolas.

“Queremos assegurar a todos os membros desta Assembleia Municipal que, desde Domingo passado (6 de Outubro), causas como o ambiente e a escola pública ficaram reforçadas e terão mais uma voz na próxima legislatura na Assembleia da República”

Patrícia Gonçalves
8 de outubro de 2019


 

Debate do Estado da Cidade

Na sessão de 22 de Outubro decorreu o debate do Estado da Cidade na Assembleia Municipal de Lisboa. Focámos a nossa intervenção em quatro tópicos: ambiente, mobilidade, habitação e urbanismo.

Apontámos os perigos que a construção de um novo aeroporto no Montijo e a expansão do aeroporto Humberto Delgado acalentam para a cidade de Lisboa e toda área metropolitana envolvente. Mencionámos também que Lisboa continua a ser uma cidade pensada para o automóvel, elogiando a descida do preço dos passes de transporte público promovida pelo governo mas alertando que ainda há muito por fazer neste campo. No que concerne à habitação alertámos para o elefante na sala: o preço exorbitante das rendas na cidade de Lisboa actualmente. Por fim, em relação ao urbanismo, demos as boas-vindas ao novo vereador com este pelouro, Ricardo Veludo, e salientámos a necessidade de Lisboa mudar de rumo nas políticas em torno desta matéria.

“Lisboa tem hoje a responsabilidade de liderar, não só a nível metropolitano e nacional, mas também mundial, naqueles que são os grandes desafios do nosso tempo: a crise ambiental e o combate às desigualdades, ao ódio e à discriminação.”
Paulo Muacho
22 de outubro de 2019


 

No dia 29 de Outubro a 8.ª Comissão Permanente da AML reuniu para uma audição ao Vereador Miguel Gaspar, e a administradores da EMEL e da Carris, sobre as Grandes Opções do Plano para a Cidade 2019-2022 no que concerne à mobilidade e a actividade das empresas municipais em questão.

Colocámos algumas perguntas nomeadamente sobre a expansão da rede de eléctricos a Santa Apolónia e Campolide, o agregamento do passe de transportes públicos 4-18 com o cartão de aluno dos titulares e o aumento do número de lugares de estacionamento para bicicletas na cidade, tudo contemplado nas Opções do Plano.

O Vereador e administradores responderam que esperam que seja possível o alargamento da rede de eléctricos a Sta. Apolónia neste mandato e que estão esperançosos na conclusão do eixo Cais do Sodré-Campolide no Verão do próximo ano. Quanto aos passes, a opção que mencionámos na nossa pergunta teve baixa adesão da população devido a problemas burocráticos que, segundo o Vereador, estarão resolvidos. Por fim, foi-nos também assegurado que está em curso um programa ambicioso que visa a oferta de mais 3000 lugares de estacionamento para bicicletas na cidade.

Vamos continuar a escrutinar o trabalho da CML por uma cidade mais amiga do ambiente e com melhores condições para meios de mobilidade alternativos ao carro!


Subscreve o Relatório do Dia Seguinte, a newsletter sobre o nosso trabalho na Assembleia Municipal de Lisboa

* indicates required