Lisboa/Lumiar: LIVRE apresenta Moção sobre o Espaço verde Maria Droste

O representante do LIVRE na Assembleia de Freguesia do Lumiar, Francisco Ferreira, apresentou uma moção para que o terreno Maria Droste não seja urbanizado e seja transformado num espaço verde de qualidade, de uso público, que possa ser usufruído por todos e que fomente o bem-estar e sentimento de pertença da comunidade. A moção foi aprovada pelo órgão.

 

MOÇÃO N.º 1
Espaço verde Maria Droste

Há mais de dez anos que se discute o destino do terreno Maria Droste. Recentes desenvolvimentos transformaram o projeto, abandonando o empreendimento imobiliário a preços de mercado mantendo o objectivo de urbanizar um dos últimos espaços verdes de Telheiras, desta vez afecto a habitação acessível.

Os seis hectares do terreno Maria Droste, contiguo á freguesia do Lumiar mas de extrema importância para a nossa freguesia, já foram anteriormente discutidos, tanto nesta Assembleia de freguesia como em Assembleia municipal, mas nunca desde que o novo executivo e esta assembleia, na qual se incluem novas forças políticas, tomaram posse. Tendo em conta os mais recentes desenvolvimentos é importante uma tomada de posição para reforçar o posicionamento da Assembleia de freguesia do Lumiar.

Assim, o LIVRE vem propor à Assembleia de freguesia do Lumiar deliberar que o executivo:

  1. Se empenhe na defesa deste que é um dos últimos espaços verdes de Telheiras;
  2. Intervenha junto dos intervenientes como o executivo da CML e a ESTAMO, entre outros, com o objectivo de reverter a urbanização deste espaço.
  3. Contribua para a definição de um projecto que garanta que este espaço seja preservado e transformado num espaço verde de qualidade, de uso público, que possa ser usufruído por todos e que fomente o bem-estar e sentimento de pertença da comunidade que reside e trabalha nas redondezas.
  4. Procure com as partes interessadas uma solução viável para a tão necessária construção de habitação acessível que não implique um aumento da área urbanizada num local já muito pressionado pela urbanização.

Mais se delibera enviar o presente documento ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e respectivos Vereadores, Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa e respectivos Deputados Municipais, Presidente da junta de freguesia de Carnide, Presidente da Assembleia de Freguesia de Carnide, Assembleia de Freguesia de Carnide, ESTAMO, Associação PACATA e à Associação de residentes de Telheiras.

 

Lisboa, 14 de dezembro de 2022
O proponente
Francisco Ferreira (LIVRE)