Lisboa/Penha de França: Moção pela colocação de postos de carregamento para carros elétricos

Lisboa/Penha de França: Moção pela colocação de postos de carregamento para carros elétricos

O representante do LIVRE na Assembleia de Freguesia da Penha de França, João Lourenço Monteiro, apresentou a moção “Pela colocação de postos de carregamento para carros elétricos”, aprovada no dia 29 de setembro de 2023 apenas com a abstenção do PSD.

Moção

Pela colocação de postos de carregamento para carros elétricos

Portugal, em conjunto com outros países da União Europeia, tem aderido a medidas políticas de transição energética, de descarbonização da economia e de combate à poluição. Nesse sentido, têm sido dados apoios à aquisição de viaturas elétricas que, para além de não usarem o petróleo como combustível, têm um efeito positivo na redução da poluição atmosférica e da poluição sonora. Porém, há um número cada vez maior de cidadãos com viatura elétrica, mas com um ainda reduzido número de zonas de carregamento elétrico.

No LIVRE considerarmos que as políticas de mobilidade devem passar essencialmente por mais transportes públicos elétricos, pelas vias pedonais, ou pelo uso da bicicleta e outros meios de mobilidade suave, mas não podemos esquecer que há pessoas que ainda dependem, e continuarão a depender, de viatura própria, e que todas estas modalidades devem conviver em conjunto.

Porém, para que a transição energética se concretize efetivamente, é necessário dar condições de infraestruturas para que os cidadãos possam carregar os seus carros elétricos. Essas infraestruturas só podem ser construídas pelo poder político.

Assim, o LIVRE, na Assembleia de Freguesia reunida a 29 de setembro de 2023, vem apresentar a moção para que o executivo da Junta de Freguesia, em colaboração com o executivo camarário e demais entidades competentes, procure colocar mais carregadores de carros elétricos na Penha de França, dando prioridade às principais vias da freguesia, a saber: a zona da Praça Paiva Couceiro, Avenida General Roçadas, Avenida Afonso III e Avenida Mouzinho de Albuquerque.

 

Pede-se que esta deliberação seja reencaminhada para a Câmara Municipal de Lisboa, governo e demais entidades competentes.