LIVRE condena ataques LGBTfóbicos em Lisboa e Évora

LIVRE condena ataques LGBTfóbicos em Lisboa e Évora

Foram hoje divulgadas duas notícias de ataques a pessoas LGBTQI+ em Évora e Lisboa.

O LIVRE condena sem reservas estes ataques, que são injustificados de qualquer prisma e reforçam a necessidade de continuar a luta pelos direitos das pessoas LGBTQI+, que continuam a ser atacadas e discriminadas em Portugal e no mundo. Continuamos a lutar pelos Direitos Humanos e por igualdade.

Em Évora, três homens atacaram e vandalizaram uma exposição que refletia sobre o ódio à comunidade LGBTQI+, fazendo refém um funcionário da Câmara Municipal de Évora, que agrediram e ameaçaram. Este ataque acontece antes da primeira Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Évora, que tem lugar esta sexta-feira, às 18 horas, na Praça do Giraldo.

Em Lisboa, Alexandra Pais de Sousa, proprietária da Sauna Apolo56, foi ameaçada por uma pessoa desconhecida que a atacou verbalmente por ter participado num evento promovido pela embaixada de Israel, seguida, no dia seguinte, da vandalização do seu escritório de trabalho com mensagens transfóbicas e injuriosas.

Participa nas Marcha de Orgulho LGBTQI+ que são organizadas por todo o país. Junta-te à luta pela igualdade e contra o retrocesso:

16 de junho – Évora
17 de junho – Lisboa
17 de junho – Chaves
25 de junho – Caldas da Rainha
1 de julho – Guimarães
8 de julho – Porto
15 de julho – Barcelos
15 de julho – Santo Tirso
15 de julho – Ponta Delgada
22 de julho – Ovar
29 de julho – Felgueiras
9 de setembro – Vila Nova de Famalicão
16 de setembro – Santarém
16 de setembro – São João da Madeira
23 de setembro – Bragança
24 de setembro – Leiria
30 de setembro – Vizela
30 de setembro – Tomar
7 de outubro – Esposende
14 de outubro – Viseu