LIVRE repudia violência contra a comunidade LGBTI na Bulgária

Os ataques de vandalismo e violência deste domingo, no centro comunitário da Bilitis Foundation – uma associação LGBTI+ da Bulgária – são reflexo da urgência em criminalizar crimes de ódio anti-LGBTI+.

Um dos agressores foi identificado como sendo o candidato presidencial pelo partido ultranacionalista búlgaro nas próximas eleições búlgaras. A União Europeia vê cada vez mais ataques como o de domingo passado, ligados ao crescimento da extrema-direita por todos os seus estados-membros.

O LIVRE partilha a sua total solidariedade com todas as vítimas da violência contra as minorias, apelando às autoridades competentes que façam cumprir a legislação europeia. Reforçamos ainda a extrema necessidade de respeitar os direitos previstos no artigo 2º do Tratado da União Europeia: “valores do respeito pela dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade, do Estado de direito e do respeito pelos direitos do Homem, incluindo os direitos das pessoas pertencentes a minorias”.

Por fim, e porque é do lado das vítimas que o LIVRE se posiciona, a nossa palavra de apoio a Gloriya Filipova, agredida durante os ataques.