Novo Pacto Verde: investimento, emprego e sustentabilidade para Portugal

Novo Pacto Verde: investimento, emprego e sustentabilidade para Portugal

Portugal pode ser um país com empregos mais sustentáveis e bem remunerados que ajudem as pessoas a viver num ambiente mais saudável e com mais qualidade de vida. Este é o objetivo central do trabalho hoje iniciado pela Unidade de Missão para o Novo Pacto Verde, proposta do LIVRE aprovada no Orçamento do Estado e que deve apresentar até meio deste ano os setores-chave para a ação do governo e, até ao fim do ano o plano de investimento ecologicamente responsável a médio-longo prazo que concretize o Novo Pacto Verde.

O que é o Novo Pacto Verde?

A ideia base do Novo Pacto Verde – Green New Deal em inglês – tem sido defendida por movimentos e pessoas de todo o mundo desde a crise de 2008 como única forma de combater, em simultâneo, a crise ecológica planetária enquanto se contribui para resolver os problemas sociais da desigualdade e do desemprego.
Em Portugal, o Novo Pacto Verde foi em primeiro lugar defendido pelo LIVRE que o incluiu no Programa Político com que foi fundado em 2014. Com a chegada do LIVRE à Assembleia da República o Governo comprometeu-se a criar a presente Unidade de Missão, envolvendo a Administração Pública, a Academia e ONGs e associações de ambiente incluindo peritos e especialistas que participação a título voluntário, que tem como tarefa principal definir este plano de investimento ecologicamente responsável a médio-longo prazo.