Dia Mundial da Árvore

No Dia Mundial da Árvore, o LIVRE relembra o papel fundamental que as árvores têm na sustentabilidade do planeta e da diversidade biológica que o habita, sendo indispensáveis para a evolução saudável da civilização humana e para o nosso bem-estar individual.

À escala global são as grandes florestas que oferecem habitat e alimento, regulam o clima e aprovisionam carbono a partir da atmosfera, mitigando as emissões que resultam da actividade humana. São hoje, mais que nunca, prioritárias políticas e mecanismos, como o REDD+, de promoção e incentivo à plantação e preservação de florestas como forma de combate às alterações climáticas.

Na Europa, a Rede Natura 2000, estabelecida e mantida pela União Europeia, não pode dispensar o nosso europeísmo inequívoco para que continue a ser uma das maiores redes de áreas protegidas do mundo.

Em Portugal, é necessário incentivar e desenvolver uma economia florestal que ponha em primeiro lugar a regeneração das espécies autóctones, mesmo aquelas de crescimento lento, para que as próximas gerações possam usufruir de um território mais diverso e resiliente.

Dentro das nossas cidades é essencial acarinhar e proteger as árvores, que nos asseguram ar mais limpo e sombra, e promover a existência de espaços verdes bem integrados no tecido urbano, que são de fundamental importância para o bem-estar e qualidade de vida das populações