Primavera Europeia: conclusões da terceira reunião do Conselho

Lê aqui as conclusões da terceira reunião do Conselho, que reuniu no passado dia 8 de junho, em Paris.

Participantes: LIVRE (Portugal), Alternativet (Dinamarca), Bündnis – DiEM25 (Alemanha), DeMA (Itália), DiEM25, Génération-s (França), MeRA25 (Grécia), DiB (Alemanha) e Razem (Polónia).

Observadores: (em atualização)

CONCLUSÕES

O LIVRE esteve presente na terceira reunião do Conselho da Primavera Europeia, que decorreu no passado dia 8 de junho, em Paris, representado por Eduardo Viana e Rui Tavares.

A reunião começou com uma ronda sobre o contexto da situação política em cada um dos países pelos membros presentes. Os representantes do LIVRE falaram sobre os desafios eleitorais à luz das novas circunstâncias criadas pela geringonça.

Foi aprovada a adesão de um novo partido à Primavera Europeia, o Demokratie in Bewegung (DiB), da Alemanha, condicionada a um entendimento pré-eleitoral com o também alemão Demokratie in Europa, membro da Primavera Europeia.

A coordenação do Conselho da Primavera Europeia, Lorenzo Marsili e a Agnieszka Dziemianowicz-Bak, que têm até agora coordenado provisoriamente os trabalhos do Conselho, foram os únicos candidatos a esta posição e foram, por isso, eleitos por aclamação.

A discussão do programa foi o momento mais longo da reunião. David Adler, coordenador do grupo de trabalho que juntou e harmonizou todas as propostas de todos os movimentos e partidos, esteve presente na reunião para juntar novas sugestões e emendas durante a reunião. Foi um ponto que levou várias horas de reunião mas que no final resultou numa primeira versão beta do programa bastante coesa e aclamada por todos. A versão beta do programa será, em breve, aberta a emendas de todos os membros dos parceiros da Primavera Europeia. Podes ler aqui a versão beta do programa.

O Conselho aprovou também uma proposta de campanha comum em toda a Europa, que começará no verão de 2018 e estará ativa até às Eleições Europeias em maio de 2019. Foi ainda aprovado um Logo para a Primavera Europeia.

Recorda aqui as conclusões da segunda reunião do Conselho.

Recorda aqui as conclusões da primeira reunião do Conselho.