Lê aqui as conclusões da quarta reunião do Conselho, que reuniu no passado dia 26 de outubro, em Frankfurt.
Participantes: LIVRE (Portugal), Alternativet (Dinamarca), Demokratie in Europa – DiEM25 (Alemanha), DiEM25, Génération-s (França), MeRA25 (Grécia), Demokratie in Bewegung (Alemanha) e Razem (Polónia).
CONCLUSÕES
O LIVRE esteve presente na quarta reunião do Conselho da Primavera Europeia, que decorreu no passado dia 26 de outubro, em Frankfurt, representado por Paulo Muacho e Pedro Nunes Rodrigues.
A reunião começou com uma ronda sobre o contexto da situação política em cada um dos países pelos membros presentes. Os representantes do LIVRE falaram sobre a existência de eleições legislativas, regionais e europeias no próximo ano, bem como da dificuldade em falar sobre assuntos europeus na campanha às europeias.
Foi aprovada a adesão de dois novos partidos à Primavera Europeia: o Nouvelle Donne (França) e o Actúa (Espanha).
Falámos ainda da importância de marcarmos presença, enquanto Primavera Europeia, em eventos como o COP24 e o Fórum Europeu de Bilbao.
A discussão mais longa desenvolveu-se em torno das emendas recebidas para o programa, onde aprovámos a inclusão de um novo pilar em torno do municipalismo e da sustentabilidade. O objetivo é que o novo programa, que estará em constante desenvolvimento, esteja disponível a todos a partir de 1 de janeiro de 2019.
O Conselho discutiu ainda o método de escolha de um spitzenkandidat – o candidato à Presidência da Comissão Europeia -, tendo sido criado um subgrupo onde se vão discutir vários métodos para este processo ter lugar a nível europeu.
No final do dia, decorreu uma sessão de apresentação da Primavera Europeia com perguntas e respostas por parte do público.
Recorda aqui as conclusões da terceira reunião do Conselho.