Primavera Europeia: conclusões da quarta reunião do Conselho

Primavera Europeia: conclusões da quarta reunião do Conselho

Lê aqui as conclusões da quarta reunião do Conselho, que reuniu no passado dia 26 de outubro, em Frankfurt. 

 

Participantes: LIVRE (Portugal), Alternativet (Dinamarca), Demokratie in Europa  DiEM25 (Alemanha), DiEM25, Génération-s (França), MeRA25 (Grécia), Demokratie in Bewegung (Alemanha) e Razem (Polónia).

 

 

CONCLUSÕES

O LIVRE esteve presente na quarta reunião do Conselho da Primavera Europeia, que decorreu no passado dia 26 de outubro, em Frankfurt, representado por Paulo Muacho e Pedro Nunes Rodrigues.

A reunião começou com uma ronda sobre o contexto da situação política em cada um dos países pelos membros presentes. Os representantes do LIVRE falaram sobre a existência de eleições legislativas, regionais e europeias no próximo ano, bem como da dificuldade em falar sobre assuntos europeus na campanha às europeias.

Foi aprovada a adesão de dois novos partidos à Primavera Europeia: o Nouvelle Donne (França) e o Actúa (Espanha).

Falámos ainda da importância de marcarmos presença, enquanto Primavera Europeia, em eventos como o COP24 e o Fórum Europeu de Bilbao.

A discussão mais longa desenvolveu-se em torno das emendas recebidas para o programa, onde aprovámos a inclusão de um novo pilar em torno do municipalismo e da sustentabilidade. O objetivo é que o novo programa, que estará em constante desenvolvimento, esteja disponível a todos a partir de 1 de janeiro de 2019.

O Conselho discutiu ainda o método de escolha de um spitzenkandidat – o candidato à Presidência da Comissão Europeia -, tendo sido criado um subgrupo onde se vão discutir vários métodos para este processo ter lugar a nível europeu.

No final do dia, decorreu uma sessão de apresentação da Primavera Europeia com perguntas e respostas por parte do público.

 

  

 

Recorda aqui as conclusões da terceira reunião do Conselho.

Recorda aqui as conclusões da segunda reunião do Conselho.

Recorda aqui as conclusões da primeira reunião do Conselho.

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição